sexta-feira, 13 de abril de 2007

Tablas en el tableros

A emoção e o suspense acerca da definição do novo campeão do Torneio Candidatos Taubaté 2 se manteve, mesmo após os jogos da 7ª e penúltima rodada, na última quarta-feira, 11 de abril. Isso porque os dois que ainda mantêm chances de vencer o torneio, Tiago Santos e Hércules Carvalho, empataram com Pedro Henrique e Gieds Cabral, respectivamente, prorrogando a agonia e a emoção para a última rodada do certame.

Mas engana-se quem pensa que os empates (que também ocorreu na mesa 3, entre Glaucio Cafalchio e Luiz Toledo) foram meros truques de classificação ou falta de combatividade. Por muito pouco, o final nas três mesas poderia ter sido diferente.

Gieds Cabral saiu-se mal da abertura e parecia que Hércules Carvalho marcaria o ponto sem problemas. Mas ele esteve a ponto de meter os pés pelas mãos e, se não fosse um salvador ataque de Dama e Cavalo, no final, teria saído derrotado e estaria completamente fora da luta pelo título.

O jogador de Pinda conseguiu resolver todos os seus problemas da abertura e entrou num final com dois peões de vantagem, além de manter um ativo Bispo x Cavalo. Hércules, porém, prendeu o Rei inimigo e Gieds foi forçado a dar xeque pérpetuo, para escapar da rede de mate.

Minutos depois, Glaucio Cafalchio e Luiz Toledo também levantariam a bandeira branca em seu tabuleiro, após uma conturbada luta de Dama contra 3 peças, devido a um sacrifício engenhoso de Glaucio. Talvez as brancas deixaram passar suas melhores opções, mas as pretas também não souberam aproveitar esses erros e não conseguiram nada melhor do que o empate.

Reinaldo Alvarenga
venceu Jonathan Ayres facilmente, enquanto que Edson Gabriel, mesmo tendo perdido qualidade, superava Pedro Paulo e tentava largar a lanterna da competição.

Luciano Neves
e Flávio Fernandes, após uma intensa luta tática, cheia de chances para ambos, pareciam que iriam também empatar, mas Luciano aproveitou-se do apuro de tempo de Flávio para subir alguns postos na tabela de classificação.

Faltava, pois, o combate decisivo na mesa 1. Com o empate de Hércules, Tiago seria o campeão caso vencesse seu jogo. Esteve próximo, mesmo enfrentando uma sólida e passiva posição do seu adversário, que ofereceu o empate várias vezes durante a partida.

Mesmo com pouco tempo, Pedro conseguiu manter a igualdade até o fim e defendeu-se bem num final de Torre, evitando que Tiago garantisse o título por antecipação. Quando já estavam no zeitnot, Tiago omitiu uma continuação mais promissora, que ganharia um peão, mas até agora não se sabe se isso seria o suficiente para ganhar o jogo...

A classificação após a 8ª rodada é essa: 1º) Tiago com 7.0 pts; 2º) Hércules com 6.0 pts; 3º) Pedro Henrique com 5.5 pts; Para ver a classificação completa e também o emparceiramento para a última rodada, clique aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ahaahhahahhahah

Anônimo disse...

Ai galera,o Jonathan falou que o Tiago de Tremembe ia ganhar só do Alexsander.Mas que vergonha,o Jonathan me perde para o Alexsander e fica atrás dos dois. Entao,quem é o arrogante do torneio?!?!

Anônimo disse...

Anônimos, não sejam covardes (risos): assinem seus nomes!
Abraços

Anônimo disse...

Você acha que nós, Anônimos, somos covardes.Vc até pode ter razão.Mas,nós,os Anônimos apenas temos a coragem de falar a mais pura verdade.kkkk
Os enxadriztas deste torneio jogaram bem abaixo do que era esperado. Como querem ser campeões com um jogo tão PRIMATA. NA minha opinião{ANÔNIMO }:Jonathan,Flávio,Edson e Pedro, jogam no mesmo nível {MUITO BAIXO}.SE fosse para eu dar nota de 0 a 10,daria MEIO para todos eles.kkkkkkk...tablas,tablas,tablas...