quinta-feira, 5 de abril de 2007

Dead or Alive - Resumo da 7ª rodada

Crédito: Tiago Augusto / Vida em miniatura
O Torneio Candidatos Taubaté 2 está chegando em sua fase final e, agora, as pretensões de cada jogador estão mais do que traçadas. Os que ainda lutam pelo título jogaram ontem, 4 de abril, suas últimas cartadas atrás do sucesso. Já os que não têm nenhuma chance de atingir a glória tentarão, ao menos, nas duas últimas rodadas, derrubar um dos grandes e melhorar sua classificação final.

O líder isolado (desde a 1ª rodada) ainda é Tiago Santos, que venceu rapidamente a Glaucio Cafalchio, na rodada de ontem, numa conhecida variante Paulsen, da Siciliana. Tiago ganhou também o título de "miniatura do torneio", já que foi a partida mais rápida a terminar até então. O jogador estava numa noite inspirada!

Glaucio ainda não desiste dos primeiros postos, mas, com a derrota, suas aspirações ficaram reduzidas. Ele tem agora 4.0 pontos e está em 5° lugar. Enfrenta, na semana que vem, a Luiz Thiago Toledo, que também venceu ontem e sepultou as esperanças de Flávio Fernandes, fora da corrida agora.

Um dos destaques da noite no Salão São Paulo foi a segunda derrota consecutiva (e novamente num final de Torre!) do forte e experiente Reinaldo Alvarenga. Seu algoz, dessa vez, foi Pedro Henrique, que deve ter se animado após a confirmação do seu empate contra Hércules Carvalho (na 6ª rodada), pelo voto da maioria -- a partida tinha sido suspensa para posterior decisão.

Pedro atinge agora a 3ª posição e entra na briga pelo título: o caminho, entretanto, é árduo e pedregoso. Ele tem pela frente, na semana que vem, o líder e invicto Tiago Santos (e com as peças pretas). Se Tiago vencer, será praticamente o campeão (podendo jogar por um empate na última rodada). Será que Pedro apostará tudo e forçará a vitória ou vai se contentar com um modesto empate de salão, o que, pelo que parece, seria bom para ambos?

Hércules Carvalho, que no momento está no calcanhar do líder, espera que ele jogue com a mesma determinação com que o enfrentou na semana anterior. Ontem, Carvalho derrotou a Luciano Neves e se manteve na luta pelo campeonato, a 1 ponto atrás do líder.

Já o Campeão de Pinda, Gieds Cabral, está tentando salvar seu torneio, após dois tropeços inexplicáveis (contra Glaucio Cafalchio e Edson Gabriel). Ontem ele fez sua parte e venceu a Alexsander Costa, que segue em seu lema: montanhas e vales, altos e baixos.

A capivarada da noite apareceu na partida entre Jonathan Ayres e Edson Gabriel. Incrivelmente, Edson deixou passar o ganho da Dama em um lance, numa daquelas jogadas que ele não se esquecerá por anos. Jonathan aproveitou o presente dos céus e finalizou a partida, no ping, voltando a vencer após uma série de tropeços.

E se é que podemos chamar de sorte, ela voltou a sorrir para Pedro Paulo, que derrotou, sem esforços, a Eraldo Verdi: o caçapavense não compareceu e foi eliminado do torneio, por tomar dois w.o.

Os confrontos da 8ª e penúltima rodada, no próximo dia 11 de abril, são decisivos: se Hércules Carvalho perder para Gieds Cabral e Tiago Santos vencer Pedro Henrique, terminaremos a noite com festa no Salão São Paulo, pois o TCT 2 terá um novo campeão. Do contrário, a decisão é adiada para o dia 18, na última rodada. De qualquer forma, os jogos a partir de agora são eletrizantes e imperdíveis!

Cavalheiros, tomem assento, preparem suas armas e avante: é matar ou morrer!


A Classificação após 7 rodadas é a seguinte: 1°) Tiago Santos com 6.5 pts; 2°) Hércules Carvalho com 5.5 pts; 3°) Pedro Henrique com 5.0 pts; 4°) Glaucio Cafalchio, Luiz Toledo e Gieds Cabral com 4.0 pts; 7°) Reinaldo Alvarenga e Luciano Neves com 3.5 pts; 9°) Jonathan Ayres, Alexsander Costa, Pedro Paulo e Flávio Fernandes com 3.0 pts; 13°) Edson Gabriel com 2.0 pts; 14°) Eraldo Verdi e Edson Fiuza com 1.0 pts (ambos já fora da competição). Leandro Damião abandonou o torneio após perder na 1ª rodada e Donizete Rambaldi ausentou-se por motivos particulares.

Nenhum comentário: