sexta-feira, 2 de março de 2007

Emoções inesperadas - Resumo 2ª rodada

Só mesmo uma série inusitada de fatores para levar a cabo o que se viu ao final da 2ª rodada do Torneio Candidatos Taubaté II: a liderança, ainda que momentânea, do rating mais baixo da competição, Pedro Paulo Ferreira, e a nova derrota de um dos favoritos ao título, Flávio Fernandes (mesmo com as peças brancas).
Por outro lado, dessa vez as surpresas não abalaram as primeiras mesas. Hércules, com pretas, venceu a Eraldo Verdi, demonstrando mais paciência e melhor técnica nos momentos chaves da partida. Já Glaucio Cafalchio, favorito no confronto, derrotou (é verdade que mais fácil do que se imaginava) a Edson Gabriel, que jogou sem a mesma iniciativa e agressividade com que havia vencido, na semana anterior, ao campeão de Pinda, Gieds Cabral. Gieds que, por falta do adversário (Leandro Damião), faturou seu primeiro ponto e passou o tempo jogando blitz na internet e assistindo aos demais confrontos.
Uma das últimas partidas a terminar, Tiago Santos e Jonathan Ayres lutaram até os segundos finais para conquistar o ponto que os levaria para o grupo dos líderes. Um empate talvez seria o resultado mais justo, porém no ping final, Tiago levou a melhor. A partida teve uma platéia atenta, que contou com as presenças de Donizete Rambaldi (abandonou a competição antes do início) e Raugeston Higashi, que visitavam o torneio.
Luciano Neves e Reinaldo Alvarenga também protagonizaram um duelo emocionante. Após sair-se melhor da abertura, Luciano forçou Alvarenga a entregar uma peça em troca de três peões. A posição parecia favorecer as brancas, mas novamente apurado no tempo, Luciano sucumbiu ante uma defesa sólida de Alvarenga. O n. 2 do torneio não conseguiu ainda demonstrar a força do seu jogo. Alvarenga, por sua vez, recupera-se da derrota na 1ª rodada com uma vitória sobre um dos favoritos ao título (até o início da competição pelo menos), e vem com moral renovado para o restante dos duelos.
Luiz T. Toledo derrotou Alexander Costa, completando a rodada. Pedro Paulo, líder com 2.0 em 2, sem ainda ter movido um mísero peão, venceu a Edson Fiuza, por w.o.

Classificação após a 2ª rodada: 1) Hércules, Tiago, Glaucio, Pedro Paulo, com 2.0 pts; 5) Pedro Henrique, com 1.5 pts; 6) Alvarenga, Fiuza, Eraldo, Gieds, Edson, Toledo e Jonathan, com 1.0 pts; 13) Luciano, com 0.5 pts; 14) Flávio e Alexander, com zero.

(Donizete e Leandro abandonaram a competição).

Nenhum comentário: