terça-feira, 6 de março de 2007

2ª rodada: jogo a jogo (5)

Mesa 5: Luciano Neves 0-1 Reinaldo Alvarenga [Ataque Torre]

Não tardou a acontecer um dos encontros mais esperados do Torneio Candidatos 2. Os melhores ratings da competição, Reinaldo Alvarenga (pretas) e Luciano Neves (brancas) estiveram frente a frente pela 2ª rodada, devido a tropeços de ambos na rodada inaugural.

E a sorte sorriu para Alvarenga, que mesmo um pouco inferior na abertura, conseguiu manter a situação (e a tensão), para, no final da partida, tirar proveito do evidente e consecutivo apuro de tempo de Luciano.

Com suas peças comprimidas atrás da 3ª fila, Alvarenga arriscou numa ousada troca (Bispo por três peões), e esse equívoco devia ter decidido a partida. Mas Luciano vacilou e não conseguiu concluir o forte ataque atingido. Foram dois os pontos críticos: no lance 29, com 29 b5! as brancas encerrariam qualquer possibilidade de reação; Luciano optou, porém, pelo lance mais tático e perigoso (para ambos) 29 Nxe5?!

Depois veio a escuridão total: 31 Rxf6+?? perde imediatamente, para a simples retirada 31 ... Kg7. O correto teria sido 31 Nd7+!, com inúmeras ameaças. Por exemplo: se 31 ... Qxd7 32 Qxf6+!; ou 31 ... Rxd7? 38 Qxc8+, ganhando. E, ainda, se 31 ... Kg7 32 Qd4 Rd8 33 Rxf6! (agora sim) Qc5 34 Nxc5, etc.

Alvarenga, também com pouco tempo, ainda deixou passar dois arremates conclusivos, mas, de qualquer forma, ele já tinha vantagem suficiente para selar sua vítória e entrar de vez no torneio.

Abaixo, um vídeo dos jogadores analisando a partida:

Nenhum comentário: